4 de setembro de 2009

Sobre as tentações

Esse livro sobre o caminho de Jesus é fascinante e deve ser lido, conforme orientação do próprio autor, de maneira lenta, devagar e desaceleradamente.

Quanto às três tentações que Jesus sofreu no deserto, reflitamos no seguinte:

1) tornar pedras em pão; quantas vezes não queremos usar nossa espiritualidade (Jesus) de maneira simplória e casuística, para suprimento de nossas necessidades básicas? É a tentação do consumo.

2) saltar de sobre a parte mais alta do templo; é querermos deslumbrar a multidão com milagres...é animarmos a vida tediosa com alguma aventura que produza adrenalina. É o mesmo tipo de vício daqueles que se drogam etc...acabar com a monotonia...É a tentação do entretenimento.

3) dominar o mundo; é a mania de querer ser protagonista e falar sobre liderança...de querer mandar na família, na igreja, no trabalho etc...é sentar num trono burocrático com qualquer status...isso Jesus recusou em função de relacionamentos, amor, perdão etc.

É mole ou quer mais?
1 de setembro de 2009

Sobre Leigos e Especialistas


Estou lendo um livro chamado: "O caminho de Jesus e os atalhos da igreja", de Eugene Peterson. Brevemente estará na listagem ao lado.


Ele está me fazendo ter reflexões muito bacanas...

Quem entende de carros é mecânico e eu sou leigo no assunto. Quem entende de cozinha é o chef e eu sou leigo no assunto... etc...

Quem entende de espiritualidade? É o pastor? Não!!!!!! Um especialista religioso qualquer pode entender de teologia, de fiolosofia e outra série de coisas, mas de espiritualidade ninguém entende...não há especialistas e leigos...

Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. (Mt 5:3, NTLH)

Quando as pessoas entenderão isso e acabarão com essa vaidade religiosa infantil?