Só me lembro agora da orientação bíblica que diz que "quem está em pé cuide para que não caia"...de uns anos pra cá eu me vangloriei pra mim mesmo sobre o fato de estar aprendendo a dizer "não"...a impor limites...a me preocupar menos com o que as pessoas pensam de mim etc...
Quando menos esperei, vi que tinha aceitado participar de um movimento que me obrigou a voltar a estudar administração, o que eu não fazia desde 2002...aí eu tive que ler esse livro...essa foto não faz justiça a ele...é grande, grosso e complicado...acho que objetividade não era a maior virtude dos seus autores...
Eu deveria ter dito não...mas agora o compromisso já estava feito...
Falando a verdade, aproveitei muito pouco dele, mas teve algumas coisas que realmente fizeram a diferença...entre elas eu escolhi dizer aqui algo que, no livro, está sendo dito em relação às organizações, mas que a minha aplicação prática foi bem pessoal.
O livro diz que há uma diferença entre "mudança" e "desenvolvimento". Mudança é um conceito amplo, que pode independer dos seus objetivos e que pode ser involuntária...já "desenvolvimento" é algo pensado...pode ter mudança no desenvolvimento!
Isso faz a diferença...você hoje é diferente do que era há 1 ano? Em caso positivo, você apenas mudou, em razão das circunstâncias ou a mudança foi consciente e planejada?
De glória em glória...se o livro me foi enfadonho, essa reflexão me traz de volta a pensar...vou continuar a me desenvolver e me esforçar para manter as vitórias e mudanças já alcançadas...pra não cair de novo...!