15 de dezembro de 2014

Casamento (não) é (só) uma sociedade!


Ganhei de presente esse livro de uma amiga.

Como todas as metáforas, há de se ter cuidado pois ela ajuda muito para explicar algumas coisas, pra quem tem ouvidos para ouvir. Para outras pessoas, pode complicar ainda mais.

Eu achei o livro excelente. É pequeno. É direto. É muito relevante.

12 de dezembro de 2014

Um presente recebido com um ano e meio de atraso!

Ganhei de presente do meu amigo Rodolfo, quando estive em Petrolina. Mas deveria ter ganho esse presente muito antes. A dedicatória estava datada de junho de 2013. Eles que havia esquecido de me dar antes...rsrsrsrs

É simples. É necessário. Um livro que indico muito.

2 de dezembro de 2014

A Torre de Babel


Peguei emprestado com minha tia Kátia esse livro.

Já li vários desse autor. Acho fantástico.

É um romance que se passa no Oriente Médio (Síria, Jordânia, Israel).

O livro é de 1968!!!

Além de se entreter com uma história fantástica, ainda dá pra aprender um pouquinho sobre as tensões daquelas bandas...não mudou muita coisa em todos esses anos...

9 de outubro de 2014

O poder do hábito.


Peguei emprestado esse livro do brother Macsuel e não me arrependi.

Muito bem escrito.

Serve pra termos noção de como transformar aspectos objetivos da vida. Vale para rotinas de trabalho, disciplinas espirituais, saúde etc.

Nele me encantei com vários relatos paralelos da história de Martin Luther King e outros personagens.

22 de setembro de 2014

Madre Teresa de Calcutá, uma verdadeira pobre de espírito, bem aventurada!


Peguei emprestado esse livro do amigo Marcondes. Sempre tinha ouvido falar dessa mulher de Deus, mas não conhecia sua história.

Fiquei completamente impressionado pelo seu testemunho. Apesar de ser uma pecadora, cheia de contradições, como todos nós, ela viveu uma vida de serviço espetacular.

Duas coisas me chamaram muita atenção:
(i) ela ouviu a voz de Deus e decidiu obedecer. Depois disso, ela passou mais de 30 anos sem ouvir essa mesma voz; sem sentir a majestosa presença de Deus; se sentindo "na escuridão". Mesmo assim, ela nunca parou. Continuou a vida que ela sabia que era de Deus para ela.
(ii) mesmo depois de muito tempo servindo, com mais de oitenta anos de idade, ela sempre buscou ter um diretor espiritual, um confessor. Ela sempre soube ser pecadora e que precisava de conselhos e orações.

Eu peço a Deus para ser mais parecido com ela. Tão pobre de espírito!

3 de setembro de 2014

A oração nossa de cada dia - Carlos Queiroz

Esse livro é pra quem quer orar o "Pai Nosso" sem cair na vã repetição.
Esse livro é pra quem entende que orar é muito mais do que falar com Deus; é muito mais do que uma forma de comunicação.
Foi um dos livros mais desafiadores que já li na minha vida.
Vale a pena, pra quem deseja ler algo que vai além da religião e pretende emprestar sentido às palavras e à vida.
1 de setembro de 2014

Em busca da espiritualidade - Carlos Queiroz

Quem me conhece de perto sabe que nenhum outro pastor ou teólogo tem me influenciado mais do que Carlinhos Queiroz. Leio tudo o que ele escreve e procuro ouvi-lo sempre...

Nesse pequeno livro, ele escreve sobre a nossa realidade de uma forma denunciadora e ao mesmo tempo doce. Sinto-me ao mesmo tempo desafiado e cuidado.

Vejam o seguinte trecho:

"Usar figuras ou objetos como instrumentos pedagógicos de comunicação para ilustrar verdades profundas e espirituais é uma coisa; outra, totalmente diferente, é utilizar as figuras ou objetos como elementos mágicos no mercantilismo religioso".

Vale muito a pena!

25 de agosto de 2014

Biografia de C. S. Lewis!

Meu pai ganhou esse livro de presente e leu. Eu fiquei na fila pra ler depois dele e valeu a pena. Gosto muito de biografias e essa é muito bem escrita.

Minha curiosidade se deu porque fui/sou leitor dos livros de C.S.Lewis e tinha vontade de conhecer as influências da vida do autor nos seus escritos.

Mas mais do que isso, essa biografia ajuda a enxergar esse extraordinário pensador/escritor/palestrante/pregador de uma maneira mais humana, real. Vendo suas contradições e também o agir de Deus através da sua vida, posso me identificar um pouco mais com seus ensinos e forma de enxergar a vida.

11 de agosto de 2014

Sobre Autoridade!

Ganhei esse livro da minha amiga Sorriso...

Não é um livro pra se ler sem reflexão crítica. Achei o livro bom, mesmo não concordando com muita coisa que está escrito nele.

Mas até esse exercício de discordar, com fundamento, vale a pena...

4 de agosto de 2014

Médico de Homens e de Almas!

Gosto muito de romances, especialmente desses que misturam a história com pesquisas e outras narrativas verídicas...para esse estilo, melhor ainda do que Dan Brown é Taylor Caldwell...já li alguns livros dela, mas esse, sem dúvida, é o melhor de todos...

Você lê um romance, e se apaixona ainda mais por Jesus!

9 de junho de 2014

Diga sim com convicção!


Acabei e ler esse livro do Bispo Miguel Uchôa. Dom Paulo Garcia já tinha me dito que o livro era bom e que estava adotando-o como manual para os noivos.

E o livro é realmente excelente. Prático, de leitura fácil. Não deixa de tocar em nenhum assunto, por mais delicado que possa ser. Nas suas páginas vemos o equilíbrio de quem crê no Senhor e na Sua Palavra e tem muita experiência de aconselhamento de casais.

Vale muito a pena aos noivos e também aos que já estão casados, pois nunca é tarde pra fazer algumas reflexões!

28 de maio de 2014

Banksy!

Não sou artista (pelo menos não profissional)...não entendo de arte...muito menos de artes plásticas...

Confesso que sou alienado quanto a isso...

Mas tenho uma amiga, Roberta, que não quer me deixar ignorante quanto a alguns aspectos...ela me deu de presente esse livro...

Trata-se da história de um artista realmente único, subversivo, contraditório, que virou mito! De pichador ou artista ilegal de rua a megacelebridade...

Gostei de conhecer Banksy e sua obra!

26 de maio de 2014

Nosso problema não é quando Deus não nos dá o que esperamos; nós é que não sabemos a coisa certa pela qual esperar!

Ganhei esse livro de presente.

Ele é bacana. São várias pequenas histórias e devocionais...alguns estudos...linguagem bem tranquila.

O melhor é um capítulo sobre Esperança, que o Autor desenvolve um belo texto com base na história dos discípulos que andavam no caminho de Emaús.

Cito um trecho:

"Nosso problema não é tanto o fato de Deus não nos dar o que esperamos, mas sim de não sabermos a coisa certa pela qual esperar."

21 de maio de 2014

Eu, Judas!

Ganhei de presente esse livro do Bispo Miguel Uchôa, recentemente. O Bispo, há muito, sabia do meu gosto pelos romances de Taylor Caldwell (já li vários livros dela).

Esse livro não me decepcionou. Pelo contrário. Não queria parar de ler.

A Autora cria histórias fantásticas, que são misturadas aos fatos reais trazidos na Bíblia, e essa fórmula produz um texto emocionante e muito rico, que vale muito a pena.

Judas era um homem e ela explora bem isso. Ele traiu o mestre. Mas antes disso foi seu discípulo e amigo íntimo. Temos muito o que aprender e com o quê nos identificar nessa trama toda.

15 de maio de 2014

É sempre prazeroso ler bons livros!

É sempre prazeroso ler bons livros!

Ainda estou colhendo frutos do meu aniversário. Ganhei vários livros. Esse daí ganhei de Fernando e Stela Cox.

Vale muito a pena. Ao contrário do que pode sugerir o título, não é só para pastores.

Trata da essência do cristianismo, para além da religiosidade.

4 de abril de 2014

O poder do silêncio!

Havia lido outro livro desse autor e adquiri esse.
Confesso que não gostei muito. Mas sempre há algo bom...
Talvez noutra época da minha vida esses escritos façam algum sentido...

24 de março de 2014

Apagando o Inferno!

Há algum tempo eu li "Love Wins" de Rob Bell, onde ele defende, ainda que sorrateiramente, o universalismo.

Esse livro que acabei de ler é uma refutação direta ao livro.

Confesso que intelectualmente e racionalmente eu concordo com Francis Chan. Preferia acreditar no que Bell diz. É uma mensagem mais palatável.

Mas Deus nem sempre é palatável!

Infelizmente o inferno existe. Não sei como ele é, quanto tempo dura ou quem vai pra lá...mas ele existe.

20 de março de 2014

A experiência da mesa!

Esse é um livro que vale a pena.

É indicado para mulheres, mas eu li e não me arrependo. Vou dar para minha esposa ler também.

É fato que o livro força a barra...com 50 páginas dava pra expor a tese e o argumento, mas ele se arrasta por 220 páginas com ilustrações, histórias etc...

Mesmo assim é bom!

Trata de como não podemos negligenciar o tempo com a família ao redor da mesa, nas refeições (pelo menos uma por dia)...trata de como muitos negligenciam isso, mesmo achando que estão produzindo ou fazendo o bem, sem notar o estrago que causam...fala de como é melhor convidar alguém pra uma refeição ao redor da mesa do que qualquer outro lugar, quando se tem uma relação para aprofundar...etc...


17 de março de 2014

"É mais seguro se comprometer a segui-lo 'um dia' do que 'hoje mesmo'."

Conheci esse Autor por indicação de um amigo querido, Aldenio, há muito tempo. Li seu primeiro livro e agora adquiri esse, que trata do Espírito Santo.

O livro é bacana, mas apesar de não tratar do tema principal do livro, uma parte que marquei aqui pra compartilhar foi a seguinte exortação, sempre pertinente: "É mais seguro se comprometer a segui-lo 'um dia' do que 'hoje mesmo'."

É um fato. Oramos pedindo que Deus nos mostre um caminho, diga a Sua vontade pra fazermos alguma coisa, mas enquanto Deus "não fala" ou nós "não ouvimos", continuamos a viver sem tomar algumas atitudes que precisam ser tomadas...

Se Deus falar, vamos agir...e nisso o tempo passa e nós ficamos cheio de desculpas pra inércia e apatia espiritual...

7 de março de 2014

O Evangelho no Centro!

Demorei a terminar esse livro porque não é um romance, ou um texto devocional. É um conjunto de artigos, quase acadêmicos, acerca das principais doutrinas do cristianismo. Do meio pro fim o livro melhora!

Agora que terminei relembro o quão necessitados somos de conhecer bem a doutrina. Há muitos ventos e ensinos discrepantes do evangelho.

O povo que lota as igrejas, canta e "tira o pé do chão" durante as performances musicais, e também o povo que sai decepcionado das comunidades por não entenderem que todos somos pecadores, normalmente, não conhecem de fato o Evangelho.

Temos que investir em missões, temos que apresentar o Senhor Jesus, temos que promover espaços para que as pessoas tenham uma experiência de encontro com Jesus, mas não podemos ser relapsos no discipulado...boa reflexão!

12 de fevereiro de 2014

A Igreja do Século 20

Ganhei de presente do meu amigo Marcondes esse livro e a hora não poderia ser a mais adequada. O livro traz a história dos movimentos e ondas de avivamento do século passado, e eu o li nos 10 dias que antecederam um fim de semana de muito serviço e expectativa do agir de Deus.

O bom do livro é que traz a história completa...as muitas bênçãos e os desequilíbrios doutrinários...os grandes homens de Deus e também seus problemas, pecados e equívocos...o reflexo dos ministérios para o bem e para o mal da igreja...não se romanceia os avivamentos, mas aponta-se tudo...

Vale muito a pena...

6 de fevereiro de 2014

Um resumo, de Gênesis até hoje, sobre o povo e a nação de Israel!

Meu filho de 07 anos, que o ano passado era novato na escola, fez amizade com uma colega, chamada Larissa. Por tabela, conheci o pai dela, chamado Geraldo.

Ontem fui surpreendido com um presente. A pedido de Geraldo, Larissa levou para escola dois livros escritos pela sua avó e entregou ao meu filho para que me desse. Eu já li esse aí de cima, que é muito bacana.

É um resumão dos relatos contados na Bíblia, recheado de comentários e observações da Autora, acompanhados de uma explicação da situação atual e da história recente de Israel. Lendo o livro compreendi melhor as nomenclaturas (Israel, Palestina, Sião...etc) e a história! A Autora não se furta de emitir suas opiniões, inclusive sobre o futuro de Israel, baseada em suas convicções. Dá pra ler numa sentada só, como fiz hoje na fila do banco!

Amo ler a Bíblia. Amo História. Valeu a pena!

3 de fevereiro de 2014

"quando a pessoa ortodoxa estiver arrogante, ela precisa de mais ortodoxia"...

Muito bacana esse livro.

Todo seminarista iniciante deveria ler.

Todo cristão animado em conhecer a Bíblia mais profundamente deveria ler.

Um trecho legal diz que "quando a pessoa ortodoxa estiver arrogante, ela precisa de mais ortodoxia"...

O livro relata história de pessoas (inclusive um dos autores) que precisaram passar por humilhações para enxergarem sua falta de humildade...não quero precisar disso...as pequenas humilhações que só eu vejo já são suficientes...



16 de janeiro de 2014

A Cruz do Rei!


Tenho gostado de ler o que esse cidadão escreve.

Esse livro é baseado em sermões que ele pregou no Evangelho de Marcos...vale muito a pena!

O autor enfatiza sempre o quão pecadores e indignos somos, e como Jesus nos redime, lava e justifica!